Adolescência

adolescente

Autopercepção na Adolescência(de 10 à 19 anos)

No que diz respeito ao  desenvolvimento psicossocial , uma característica marcante da adolescência é a busca pela sua identidade.  É nessa fase que sua preocupação com a estética atinge seu ápice em razão do início das relações sociais e afetivo-sexuais.

Alguns autores classificam a preocupação dos adolescentes com sua saúde bucal em 3 aspectos:

1.Física – presença de dor, dificuldade de mastigação, perigo de câncer bucal

2.Psicológica – valorização da aparência pessoal, não sofrer “bullyng” , ter dentes bonitos para “beijar”

Social – Preocupação em ter mau hálito, o que dificultaria muito seus relacionamentos interpessoais

Na abordagem de adolescentes, é importante o uso de uma linguagem adequada, que considere as mudanças comportamentais típicas dessa fase e aborde conceitos de saúde e estética como formas de aceitação pelo grupo. É importante que o adolescente consolide a ideia do auto cuidado e da importância da saúde bucal.

Na adolescência, e mais frequente a ocorrência de alguns problemas como a bulimia, que pode levar a erosão dentária e a ocorrência de cárie na face lingual dos dentes anteriores, bem como o uso de piercing lingual, que pode causar complicações  de ordem inflamatória e infecciosa .

Nessa idade, é mais frequente o uso de aparelhos ortodônticos, que aumentam as zonas de retenção de biofilme e ampliam as dificuldades na sua remoção. Assim, e importante que se intensifique a atenção com o controle da higiene bucal, ressaltando a necessidade do uso de fio dental especifico e a realização de manutenções educativo-preventivas periódicas.

ortodontia

Orientações específicas para adolescentes

A recomendação para uso de terapia com flúor (bochechos diários ou aplicações tópicas) deve ser adotada na identificação de lesões iniciais de carie visíveis em torno de bandas, brackets ou outras superfícies dentárias.

Os riscos de acidentes e traumatismos dentários são comuns entre os adolescentes. Deve-se orienta-los quanto ao uso de protetores bucais para a prática de esportes e a adoção de comportamentos seguros, como o uso de cinto de segurança.

Entre os 17 e 21 anos, ocorre a erupção dos terceiros molares, na maioria das vezes em local de difícil acesso, o que exige cuidado especial na sua escovação.

A adolescência é uma época de experimentação. E importante a abordagem de fatores de risco como o fumo e o álcool e drogas, que  além dos malefícios para a saúde geral, também predispõem ao mau hálito, câncer bucal, mancha nos dentes ou doença periodontal