Adultos

Tempo de leitura: 1 minuto

Autopercepção na Idade Adulta (20 à 59 anos)

Esse período está relacionado  a sua presença no mercado de trabalho.  E devido a alta competitividade e alto  índice de desemprego, ter boa aparência pode ser um fator decisivo  em sua escolha.

Nessa faixa etária a cárie e a doença periodontal são as doenças mais frequentes, o que acaba resultando do edentulismo e  uso de próteses.

Muitas vezes  esses  pacientes dessa faixa etária acabam protelando o atendimento odontológico  preventivo  e acabam procurando o cirurgião-dentista somente  nos casos onde há sintomatologia dolorosa.

As manifestações bucais podem estar associadas as doenças crônicas e sistêmicas, como Diabetes Mellitus, tuberculose, HIV/AIDS entre outras.

A Doença Periodontal é um dos principais agravos que acometem o paciente adulto.

Fatores de risco (variações clinicas na severidade e prevalência) :

• o fumo
  • as condições sistêmicas
  • componente genético da doença.

Manutenção da saúde periodontal:

• A escovação e o uso de fio dental (controle de placa bacteriana)Fatores a considerar para consultas de controle e manutenção preventiva:
    • motivação do paciente
    • grau de controle de placa
    • fatores de risco presentes.

Câncer bucal (maior prevalência)

• Homens acima de 40 anos de idade
    • fumantes
    • portadores de próteses mal adaptadas

Devem ser realizados exames periódicos nos grupos de risco, orientação quanto a realização de autoexame da boca e estimulo a responsabilidade individual pela manutenção da saúde bucal.