Terceira idade

Tempo de leitura: 3 minutos

Happy senior couple in love. Park outdoors.
Autopercepção na terceira idade

Cuidados na terceira idade

A saúde bucal na terceira idade também está relacionada as suas condições sociais, econômicas e psicológicas.

Alguns tem a crença que a falta de dentes , a presença de dores e dificuldades são inevitáveis nessa idade , e acabam não buscando soluções.

Para outros a qualidade de vida representa dignidade, capacidade de se movimentar,  estilo de vida ativo, autonomia e independência em suas atividades diárias,  interação social e participação ativa na comunidade.  Também sabem que a capacidade mastigatória está intimamente relacionada a condição nutricional  e assim , em sua saúde geral. Esses sim, buscam as melhores soluções.

Durante o processo de envelhecimento podem ocorrer algumas alterações na cavidade bucal. As manifestações mais comuns são:

  • Cáries radiculares
  • Xerostomia associada ao uso de medicamentos
  • Lesões dos tecidos moles(úlceras bucais, glossite, língua fissurada), câncer bucal (auto-exame)
  • Doença periodontal
  • Edentulismo (necessidade do uso de próteses retentivas, higienização)= perda de DVO
  • Abrasão/erosão dentária
  • Halitose
  • Dificuldade de mastigação, alterações no paladar, e deglutição(dieta pastosa)=consequências nutricionais
  • Dificuldade na fonética e a autoestima
  • Dificuldade na higienização – perda da habilidade cognitiva e visual.
  • Infecções por fungos (queilite angular, candidíase, estomatite pelo uso de dentadura)
queilite
queilite angular

Perda Dental (edentulismo)

O edentulismo é o quadro de perda de todos os dentes na arcada dentária.

As perdas dentárias podem ocorrer por motivos diversos. Entre os mais importantes estão a cárie dentária e a doença periodontal.

Necessidade de reabilitação. Opções:

  • Próteses fixas sobre implantes (próteses protocolos ou coroas fixas)
  • Próteses removíveis sobre implantes (overdentures)
  • Próteses totais

A reabilitação é importante, porque devolve função a cavidade oral, tanto na mastigação, como na fala, respiração e recomposição dos dentes perdidos, contribuindo para o equilíbrio do sistema mastigatório e sociabilização do indivíduo (estética).

O conhecimento da situação sistêmica, emocional, social e econômica do idoso e importante para a elaboração de um plano preventivo/ terapêutico adequado a sua realidade. A intensidade das doenças bucais, o estado de conservação dos dentes e a prevalência de edentulismo são reflexos, principalmente, das condições de vida e do acesso as ações e serviços de saúde bucal, como forte componente social. A atividade educativa nesse contexto deve ser direcionada também ao cuidador ou responsável pelo idoso.

edentulismo

      O edentulismo é um grave problema. Tanto na arcada superior quanto na arcada inferior, cerca de 85% da população adulta, e quase 99% dos idosos, usam ou necessitam de algum tipo de prótese dentária.

Especificamente com relação ao uso e necessidade de prótese total, mais de 28% dos adultos não possuem nenhum dente funcional em pelo menos uma arcada. E três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional.

As “Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal” destacaram as ações de reabilitação fundamentadas na recuperação parcial ou total das funções perdidas decorrentes da doença, visando reintegrar o usuário a sociedade e a atividades profissionais

A Importância da Reabilitação Oral com Implantes Dentários

     Os Implantes Dentários devem ser a primeira opção para a reabilitação de uma ou mais perdas dentárias. O planejamento dos implantes implica em basicamente duas etapas, a cirúrgica e a protética, mas em casos específicos podem ser realizados numa só etapa (carga imediata). Não se deve deixar de lado os exames complementares pois é através deles que realizamos o planejamento adequado e avaliamos o prognóstico do tratamento.

As vantagens da reabilitação com implantes são: preservação dos dentes adjacentes, eficiência mastigatória, estética (autoestima) e maior previsibilidade.

Tratamentos e Orientações Específicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *