Facetas em Porcelana

Tempo de leitura: 6 minutos

Facetas em Porcelana
Facetas em Porcelana

 

Facetas em Porcelana

As facetas em porcelana são um meio rápido de conseguir um lindo sorriso e esse tratamento é perfeito para pessoas com dentes manchados, lascados ou apresentando espaços. Mas as facetas são um tratamento irreversível, de modo que sua colocação envolve uma grande decisão. Antes de a pessoa e o dentista decidirem se o procedimento é correto para essa pessoa, é importante ter as informações corretas sobre facetas, o custo e a melhor maneira de cuidar delas.

O que são facetas ?

De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma “peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural.” Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural..

Por que as facetas são usadas em Odontologia?

As facetas são uma opção menos invasiva que as coroas e um tratamento mais rápido que o ortodôntico. Além dos benefícios estéticos, as facetas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos. Os pacientes também escolhem facetas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso, corrigindo questões como descoloração, fraturas ou lascas.

Facetas em porcelana

Os  materiais utilizados para a confecção de facetas são a porcelana (cerâmica pura) e a  resina composta. Existem vários tipos de porcelanas e de resinas. As de porcelana têm maior duração devido à resistência e manutenção da cor. Vale muito mais a pena o custo-benefício.

Colocação das facetas

O processo típico envolve poucas consultas. É necessário um planejamento prévio através de um enceramento progressivo feito em laboratório pelo Técnico em Prótese Dentário em conjunto com o cirurgião-dentista. Assim, será confeccionado um guia para determinar a quantidade de desgaste dental.

  1. É feita uma moldagem da arcada dentária e fotos para fazer o planejamento digital do sorriso. Essa moldagem e planejamento serão enviados para o laboratório onde o técnico em prótese dentária confeccionará um enceramento progressivo.
  2. A anestesia local nem sempre é necessária para a realização do desgaste dentário, depende muito da sensibilidade do paciente. Mas como geralmente realizamos a moldagem posterior com afastamento gengival, usando um fio retrator, damos preferência à anestesia prévia para maior conforto do paciente. Através de um guia de silicone obtido pela moldagem do enceramento progressivo o dentista remove uma quantidade mínima de esmalte dental.
  3.  Depois das facetas de porcelana prontas, as facetas temporárias serão removidas e o dentes são higienizados. As facetas receberão um tratamento de superfície,  são lavadas completamente com água e secas com jatos de ar e papel absorvente.. Coloca-se o adesivo na preparação e depois o cimento e as facetas são colocados para o ajuste e o contorno corretos.
  4. A seguir, é usado um aparelho de led, um fotopolimerizador durante 60 segundos com luz em toda a sua superfície para uma adequada cimentação à estrutura do dente.
  5. O dentista removerá o material em excesso e fará o polimento das margens da faceta.
  6. Muitos dentistas programam uma consulta de acompanhamento para verificar o conforto e a oclusão (mordida). Uma faceta bem realizada terá longa duração.

Qual a diferença entre facetas em porcelana e lentes de contato?

Tanto as facetas de porcelana quanto as lentes de contato dentais têm um poder transformador no sorriso. As técnicas, entretanto, possuem algumas diferenças

Você decidiu mudar seu sorriso para melhor, dar um tom mais estético. Mas aí pintou a dúvida sobre a melhor técnica para seus dentes. Ficou sabendo por um amigo a respeito da colocação de facetas de porcelana, e certa vez leu sobre lentes de contato dental. E agora, quais são exatamente as diferenças entre elas?

Facetas em porcelana X lentes de contato

As facetas de porcelana são “capinhas” feitas de cerâmica com sete milímetros de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes para melhorar a aparência do sorriso. “Geralmente, necessita fazer desgastes nos dentes para fazer pequenas correções dentárias, além de clarear dentes escurecidos e manchados”.

Já as lentes possuem uma diferença no momento da colocação. “São capas ultrafinas de cerâmica com cerca de 0,2 a 0,4 mm de espessura, minimamente invasiva, ou seja, com pequeno desgaste ou nenhum desgaste destinadas a branquear os dentes e /ou corrigir a estética”.

Qual é a mais indicada?

Tudo vai depender da sua necessidade dentária. A lente, por exemplo, é mais indicada para correções. “Como fechamento de diastemas, aumento do comprimento dos dentes, largura e arredondamento de ângulos”. Ela é tão fininha que parece transparente, por isso ganhou o nome de lente de contato dental. Por outro lado, a faceta é indicada para quem não está satisfeito com a cor do seu sorriso ou está incomodado com aquele dente girado ou desalinhado. Para chegar numa decisão, converse com seu dentista previamente.

Os benefícios das facetas e lentes de contato

As vantagens das duas técnicas são bem parecidas e quem optar em fazer qualquer uma, sairá bem satisfeita com um belo conjunto de dentes.

– Rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas .

– Baixa manutenção, até por que a porcelana não altera a cor.

– A longevidade da técnica que costuma durar de 10 a 15 anos ou muito mais.

Cuidados com as facetas e lentes de contato.

O paciente precisa ter o mesmo carinho que tem com os dentes naturais. “Evitar mastigar alimentos muito duros, evitar roer unhas e não usar os dentes para abrir embalagens”. Quem tem qualquer tipo de bruxismo precisa ser orientado a usar uma placa de relaxamento e fazer uso da Toxina Botulínica nos músculos da mastigação. Não esqueça de dedicar uma boa higiene bucal para seu sorriso. “Uma das principais causas do insucesso após estes procedimentos e a má higienização dental.

Deve-se escovar e usar o fio dental da mesma forma que os dentes naturais. Escovar adequadamente os dentes e usar cremes dentais com flúor não abrasivos. Limitar o consumo de café e de outros alimentos causadores de manchas.

Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil.

Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar seu dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e o custo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem-estar.

Quer fazer um planejamento digital do seu sorriso? Ligue agora e agende uma consulta! 😉

(47)3028-0603

(47)99229-6696

Dra. Raquel Cristina Faria – Reabilitação Oral e Implantodontia