Lactentes

lactentes

Orientações específicas para os lactentes (de 0 a 24 meses de vida)

Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde os primeiros dias de vida.

A prevenção deve ser realizada pela gestante, pelos pais e pessoas que responsáveis em cuidar da criança (avós, babás, professoras de creche).

Investir nas atividades educativas e preventivas durante a dentição decídua é a melhor estratégia para se evitarem gastos futuros com a realização de procedimentos restauradores na dentição permanente.

O aparecimento de lesões cariosas, nessa faixa etária, aponta para comportamentos de risco e sinaliza a necessidade de se priorizar as ações educativas e preventivas.

Efeitos negativos da cárie dentária sobre a qualidade de vida das crianças:

• Dificuldade mastigatória
  • Redução do apetite
  • Perda de peso
  • Dificuldade para dormir
  • Alterações no comportamento

Cárie do aleitamento

• Pode trazer prejuízos no desenvolvimento da dentição decídua

Cárie rampante

• Os pais acabam se sentindo culpados pela doença nos filhos e muitas vezes não terão condições financeiras para um tratamento reabilitador.

No período da erupção dentária, e comum o aparecimento de alguns sintomas, tais como: salivação abundante, diarreia, aumento da temperatura e sono agitado

Orientações específicas

• Higiene bucal: limpeza da cavidade bucal (língua e gengiva) – tecido limpo ou gaze embebida em água filtrada/soro. A escovação esta indicada a partir da erupção do primeiro dente decíduo;
  • Durante a escovação deve-se evitar o uso de dentifrício fluoretado (ingestão=fluorose)
  • Evitar o uso de açúcar ou mel para adoçar bicos e mamadeiras. Cuidado com medicamentos açucarados de uso infantil (xaropes, antibióticos e glóbulos de homeopatia) e as mamadas noturnas, pois podem causar lesões cariosas, (cavitadas ou não)

Aleitamento materno: e a melhor forma de estimular o bom desenvolvimento dos dentes e da face do bebê e constitui um importante fator de prevenção da má oclusão dentária, devendo ser realizado com exclusividade ate os 6 meses de idade, quando então, devera ser incentivado o uso progressivo de alimentos em colheres e o uso de copos