Ortodontia

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ortodontia
Ortodontia

Tratamento: Ortodontia Preventiva e Corretiva

Aparelhos Ortodônticos Fixos
-Convencionais
-Estéticos

Má-oclusão Dentária

má-oclusão

     A má oclusão e uma deformidade dento-facial que se apresenta como uma variação clinica significativa do crescimento normal, devido a um desvio morfo-funcional de natureza biofísica do aparelho mastigatório, resultante da interação de vários fatores ambientais e congênitos que interferem na formação e no desenvolvimento do esqueleto craniofacial, alterando sua função e forma.

Na má oclusão o fator hereditário (genética) responde por 40%, enquanto 60% dependem do meio ambiente

Causas ambientais responsáveis pela má oclusão:

  • Hábitos bucais: chupeta, dedo, mamadeira, etc.
  • Problemas respiratórios: adenóide, rinite, sinusite, etc.
  • Alterações funcionais: alimentação pastosa ou líquida, que não oferece estímulo de atrição aos dentes, que não estimula a função
  • Perda precoce de dentes decíduos
  • Influências nutricionais
  • Alterações hormonais
  • Traumas e tumores

O profissional poderá intervir nas questões relacionadas ao meio ambiente: orientando, prevenindo ou corrigindo o problema já instalado.

As más posições dentárias ou más oclusões são sempre causadas pelo subdesenvolvimento funcional, que reflete na falta de desenvolvimento ósseo para abrigar os dentes, essa é uma das consequências da alimentação civilizada .

Quando a criança não é amamentada, ou não mastiga de forma adequada, ou respira pela boca, ou possui hábitos bucais, terá como consequência um desenvolvimento das arcadas dentárias patológico.

Quem usa aparelho ortodôntico, principalmente o fixo, sabe que é preciso ter cuidados especiais com os dentes. Maus hábitos alimentares e pessoais podem ocasionar danos e prolongar o tratamento.

má oclusão 1