A saúde bucal é uma área importante da nossa saúde em geral, mas muitas pessoas não dão a devida atenção. E para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, preparamos este post. Confira!
O que é uma boca saudável?
É através da boca que nos comunicamos e expressamos nossos sentimentos. Um belo sorriso pode expressar afeto e alegria e esse, por si só, já é um bom motivo para mantermos uma boca sempre saudável e com uma aparência agradável.
Basicamente, uma pessoa com saúde bucal não apresenta os seguintes problemas:
- Cárie
- Placa bacteriana
- Tártaro
- Doença periodontal
- Feridas e manchas
- Mau hálito
- Gengivas vermelhas
- Dentes amarelos
- Apinhamento dos dentes
- Perdas dentárias
E os benefícios de uma saúde bucal em dia vão além de um belo sorriso e de um bom hálito. Existem diversas pesquisas que mostram, por exemplo, uma ligação estreita entre uma má higiene bucal e doenças do coração. Nesse caso, as bactérias entram na corrente sanguínea através da boca e de lá vão direto para o coração, podendo causar doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.
Um outro importante benefício de uma boca saudável é que ela proporciona uma satisfatória mastigação que, por consequência, resulta em uma boa digestão e melhor absorção dos nutrientes, melhorando a saúde o corpo todo.
Principais problemas de saúde bucal
Veja agora alguns dos principais problemas bucais e como tratá-los:
Cárie
A cárie é a deterioração do dente e é influenciada pelo estilo de vida do indivíduo. Podem causar a cárie: má alimentação, uso incorreto da escova ou do fio dental. Mas além desses, outros fatores como a hereditariedade e a acidez da boca também podem influenciar.
Dicas para evitar a cárie:
- Escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia;
- Use o fio dental diariamente;
- Visitas regulares ao dentista;
- Dieta balanceada, com pouco amido e açúcar;
Muitos pacientes perguntam, qual a melhor pasta para evitar a cárie? A resposta é: Qualquer uma desde que contenha flúor em sua composição. A eficiência da escovação não está somente no creme dental, mas, principalmente, na forma como você escova os dentes e utiliza o fio dental.
Placa bacteriana
A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por bactérias e açúcares que se alojam sobre os dentes. É a principal causa da cárie e gengivite e, quando endurece, forma o tártaro.
Por sua vez, para evitar a formação da placa bacteriana é preciso escovar bem os dentes, passar fio dental diariamente, limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar e amido. E, é claro, visitar o dentista para fazer limpeza em períodos regulares (normalmente 6 meses) para prevenção.
Tártaro
É quando a placa bacteriana endurece na superfície dos dentes. Se o tártaro não for removido, pode levar a problemas mais sérios, como cáries e gengivite.
Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.
Doença periodontal
A doença periodontal é uma infecção na estrutura de suporte dos dentes (osso, ligamento e gengiva) causada por bactérias presentes na placa bacteriana.
A doença periodontal é uma das grandes vilãs da perda dentária. Na presença de bactérias, os tecidos de suporte do dente ficam doentes e vão sendo reabsorvidos, e isso faz com que o dente vá ficando cada vez com mais mobilidade. Só o dentista pode tratá-la.
Manchas
Algumas pessoas apresentam dentes mais amarelados e manchados do que outras e isso pode ser causado por vários fatores, entre eles:
- Fumo;
- Ingestão de café, chá, ou vinho tinto
- Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas, amoras e molho de tomate
- Tártaro
- Excesso de flúor(fluorose)
No entanto, a solução do problema é simples: uma limpeza realizada por um dentista especialista e a correta manutenção da higiene bucal em casa. Porém, para manchas mais graves, deve ser realizada uma avaliação para clareamento dental e outros tratamentos associados dependendo de cada caso, realizado por um dentista capacitado.
Mau hálito
O mau hálito ocorre quando não existe uma higiene bucal adequada, má higienização da língua principalmente, gengivite, ingestão de determinados alimentos, tabaco ou algumas doenças de estômago e fígado.
Por sua vez, ações como escovar bem os dentes e a língua, usar fio dental e enxaguante bucal ajudam a domar o mau hálito. Porém, se o problema persistir, deve-se procurar um dentista.
Gengivite
Uma inflamação na gengiva é um sinal de alerta para a gengivite. Pois, quando a inflamação está no estágio inicial, ela é bem mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa bacteriana que irrita a gengiva.
A gengivite deve ser tratada, já que pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.
Para prevenir a gengivite é essencial uma boa higiene bucal diária e também uma limpeza profissional, pois uma vez que a placa se acumula e endurece, apenas o dentista é capaz de removê-la.
Problemas ortodônticos
Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Quando eles estão tortos, a limpeza fica prejudicada e outros problemas podem aparecer.
Há vários tipos de aparelhos fixos e móveis. Consulte seu dentista que ele poderá de indicar o melhor procedimento ortodôntico.
Perdas dentárias
As perdas dentárias ocorrem devido às doenças periodontais não tratadas já em estágio avançado, por cáries e por traumas.
A perda de um dente pode ocasionar vários outros problemas bucais, pois os dentes que ficam tentam sempre fechar aquele espaço do dente perdido, movimentam-se e causam problemas mais severos de oclusão(mordida). Isso pode ser evitado com o uso de próteses e implantes.
E como anda a saúde bucal? Tem dúvidas sobre assunto? Então não espere mais e agende agora mesmo sua.
Add a Comment