Segundo estimativas do INCA no ano de 2016, houve maior incidência de câncer de boca no sexo masculino e na região sudeste este é o quarto tipo de câncer mais prevalente nos homens.
O câncer de boca atinge milhares de pessoas pelo mundo e sabemos que seu índice de cura está diretamente relacionado ao tipo, à localização e ao estágio no qual a doença se encontra, sendo que as chances de cura quando o problema é detectado em estágio inicial aumenta consideravelmente.
Estima-se que 32 mil casos de câncer de boca(lábios, língua, mandíbula, gengiva e glândulas salivares) e garganta(amígdala, orofaringe, laringe e tireoide) surjam ao ano no Brasil.
As principais causas do câncer de boca
- Tabagismo
- Excesso de álcool.
Muitos casos também estão relacionados a presença do papilomavírus humano, o HPV, devido a práticas sexuais sem o uso de preservativo. Outros fatores que podem estar relacionados são:
- Utilização de antissépticos bucais com alto teor de álcool por períodos longos e constantes;
- Alimentação inadequada, com excesso de carne vermelha e ausência de frutas e verduras;
- Hábitos de vida sedentários.
Alguns sinais de alerta podem ser detectados como, feridas que não cicatrizam, áreas esbranquiçadas em regiões da boca. É preciso sempre estar atento e a qualquer sinal procurar prontamente um Cirurgião-dentista com especialidade em estomatologia ou bucomaxilofacial.
Importante
Ao notar algo diferente não entre em pânico. Nem toda alteração encontrada no auto-exame bucal é sinônimo de câncer de boca. Existem uma série de outras doenças que podem atingir a cavidade oral sem ser o câncer, muitas delas possuem simples resolução, por isso, é imprescindível buscar ajuda especializada.
Add a Comment